terça-feira, 2 de julho de 2013

Bate e volta à Piri!

Vista da Igreja Matriz de Pirenópolis. Imagem retirada do site http://www.sopedrasgoias.com.br.



Dada a proximidade de Brasília (apenas 145 km!), a pequena cidade goiana de Pirenópolis é sempre um destino "bem cotado" por mim e meu marido para escapadas de fins de semana ou feriados prolongados. Ao longo desse pouco mais de um ano de vida da nossa pequena, Piri (como é carinhosamente chamada por brasilienses e goianos, seus visitantes mais habituais) se tornou ainda mais atrativa aos nossos olhos tendo em vista a boa infraestrutura oferecida em restaurantes e pousadas.


A HOSPEDAGEM


A cidade oferece diversas opções de hospedagem: pousadas, casas de veraneio e lofts. Dessas, podemos comentar (por já ter experimentado) sobre duas charmosas e confortáveis pousadas  localizadas próximas ao Centro Histórico da cidade: a Pousada das Seriemas e a Pousada Casa Grande.

A Pousada das Seriemas está localizada a cerca de cinco minutos de carro do Centro Histórico de Piri e tem como "ponto de forte" a bela área verde, em torno da qual estão distribuídos o bar, o playground, as duas piscinas (uma para adultos e outra infantil), o salão de jogos, a brinquedoteca e os bangalôs

Eu, meu marido e minha mãe passamos dias preguiçosos deitados nos bangalôs, bebericando à beira da piscina. Nossa princesa, que de todos nós certamente foi a que mais curtiu a estadia, adorou explorar os jardins da pousada, brincar no playground e na brinquedoteca, nadar na piscina e tirar gostosos cochilos nas redes sombreadas por bougainvíllea. 

No que diz respeito à estrutura e às facilidades oferecidas para quem viaja com criança, a pousada propõem-se a montar berços nos quartos e coloca sua cozinha à disposição dos hóspedes para o preparo das refeições dos bebês. A Casa também oferece alguns equipamentos a fim de facilitar o cuidado com os pequenos, tais como: andador, cercadinho e banheirinha. Há ainda na recepção um pequeno stand de vendas com "produtos emergenciais", como mamadeiras, chupetas e fraldas descartáveis.

Já a Pousada Casa Grande fica localizada no perímetro do Centro Histórico e tem como "ponto forte" o belíssimo cenário em que estão distribuídos seus chalés, conformado por um casarão de 1920 (que abriga a recepção e o salão onde é servido o café da manhã) e por uma extensa área verde adornada por jabuticabeiras, mangueiras, limoeiros e pés de jenipapo. Foram bastante aprazíveis as horas passadas no balanço das redes ou de bate papo sob as árvores.

No tocante à estrutura e às facilidades oferecidas para quem viaja com criança, a pousada tem suas limitações. A principal delas é o fato da cozinha da pousada apenas preparar o café da manhã. Assim, os pais precisarão, necessariamente, procurar por um restaurante para poder alimentar seus pequenos. O grande problema nesse caso é o descompasso entre o horário de almoço das crianças pequenas, que costumam almoçar cedo, e o horário de funcionamento dos restaurantes: A maior parte deles só costuma abrir suas portas para o almoço a partir das 13:00 horas. Além disso, a pousada possui apenas uma piscina, de pouca profundidade, para ser compartilhada por adultos e crianças. A área de lazer destinada aos pequenos também é bastante modesta, contando apenas com dois balanços. 



Vista da área de lazer da Pousada das Seriemas (Foto de M.Nogueira).


A VIAGEM

Para quem sai de Brasília, o trajeto Brasília-Pirenópolis pode se tornar demorado devido ao trânsito pesado na Estrutural (DF). Desse modo, o ideal, para aqueles que queiram fazer um bate e volta à Piri, é evitar tanto quanto possível o horário de rush. 

Para quem ainda não conhece a cidade e quiser se aventurar, outra dica valiosa é utilizar o GPS a fim de driblar a falta de sinalização das estradas goianas. As placas indicando Pirenópolis só aparecem próximas à própria cidade...

O QUE FAZER E ONDE COMER

Como a nossa filha é ainda muito pequena, a maior parte do nosso tempo de estadia em Piri é despendido nas próprias pousadas. Nossas saídas noturnas são em geral para caminhar pelas ruas do Centro Histórico, que nos períodos de férias ou nos feriados prolongados ficam tomadas por carros e turistas, zanzar entre as barracas de artesanato montadas na praça central e observar o casario colonial da cidade.

Em matéria de gastronomia, as nossas dicas são o Restaurante Aravinda e o Villa Lounge. O primeiro serve pratos saborosos e oferece carta de vinhos e de cervejas especiais e um ambiente aconchegante animado por música ao vivo nos fins de semana. Já o segundo, conta com um ambiente bastante charmoso, estando suas mesinhas dispostas tanto internamente quanto em área externa. No cardápio há uma grande variedade de comidas e bebidas e três opções de pratos infantis.

Uma outra opção interessante para quem viaja com crianças, especialmente as pequenas, é o Restaurante Encontro Marcado, que oferece uma comida mais caseira e regional em um ambiente despretensioso. O interessante para os papais e mamães é que ele conta com uma área destinada ao público infantil, que embora modesta cumpre bem a função de entreter as crianças.

Bom, esperamos que esse breve relato seja útil a quem quiser fazer um bate e volta à Piri e assim como nós desfrutar dos atrativos oferecidos pela cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário